Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

Aprovados no concurso público de 2019, Letícia Arantes Silva, Rafael da Silva e Júlia Esteves Guimarães tomaram posse nesta segunda-feira (8/11)

O time dos Procuradores do Estado de Santa Catarina ganhou um importante reforço nesta segunda-feira (8/11): Letícia Arantes Silva, Rafael da Silva e Júlia Esteves Guimarães tomaram posse em solenidade realizada na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). Aprovados em concurso público de 2019 e nomeados em 22 de outubro de 2021 pelo governador Carlos Moisés da Silva, os três vão ocupar as recentes vagas abertas no quadro com a aposentadoria de integrantes da carreira.

A Aproesc foi representada no ato pelo Procurador do Estado Rodrigo Roth Castellano, que é o primeiro-secretário da Associação. Em mensagem enviada aos novos integrantes do time PGE/SC, o presidente da Aproesc, doutor Juliano Dossena, ressaltou a alegria de ter os três novos colegas ingressando na carreira. “Santa Catarina tem um dos quadros mais qualificados do Brasil, mas também um dos mais sobrecarregados. Nossa produtividade é superior a de diversos Estados. A chegada de vocês vem somar ao reforço que felizmente tivemos, graças ao último concurso, em 2019”, disse Dossena.

Em seu discurso, o Procurador-Geral do Estado, Alisson de Bom de Souza destacou o compromisso da PGE/SC com a sociedade catarinense.“Nós temos que exercer com plenitude as nossas atribuições funcionais, porque deste exercício com plenitude, decorre a prestação de serviços públicos para o povo, para a sociedade. E neste momento, em que pela quarta vez desde fevereiro de 2020 damos posse a novos procuradores, renovamos a relevância da nossa instituição e o nosso compromisso com o Estado”, disse.

Além da presença de servidores e procuradores-chefes de vários setores da PGE/SC, participaram da cerimônia o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, Sérgio Laguna Pereira e o Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos, Ederson Pires.

Conheça os novos Procuradores do Estado
Letícia Arantes Silva tem 31 anos e é natural de São Paulo. Com graduação em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), ela possui ainda duas pós-graduações, uma em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor no Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC); e outra em Direito Público na Faculdade Legale. Atuou como procuradora do município e assessora jurídica na Procuradoria-Geral do Município de Sorocaba (SP), foi advogada no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e foi estagiária no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e na Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, na cidade de Ourinhos.


Nascido em Brusque, Rafael da Silva fez sua formação em Direito no Centro Universitário de Brusque e após a conclusão do curso, passou pelas especializações de Direito Constitucional Aplicado e Direito Penal e Processual Penal, ambos pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Em sua atividade profissional, trabalhou como técnico judiciário na Justiça Federal de Santa Catarina, foi Procurador do município de Presidente Getúlio, também em SC e Oficial de Justiça e Avaliador no TJSC.


Julia Esteves Guimarães é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Natural de Pernambuco, a procuradora já atuou como analista judiciária no Tribunal de Justiça de Pernambuco e foi estagiária no Ministério Público deste mesmo Estado e no TRF5 – Tribunal Regional Federal da 5ª Região.


Curso de Adaptação à Carreira

Antes de iniciarem efetivamente os trabalhos, os procuradores empossados nesta segunda-feira participarão do Curso de Adaptação à Carreira nos próximos três dias. Organizada pelo Centro de Estudos, a atividade inclui a apresentação da estrutura administrativa do Estado de Santa Catarina e de todos os setores da PGE/SC, além de um treinamento do sistema da PGE.Net. O curso é fundamental para integração dos aprovados à instituição e é uma das formas de conhecer detalhes da PGE/SC e do governo catarinense.

*Com informações e imagens da Assessoria de Comunicação da PGE/SC

Foto: Beatriz Wagner da Rocha/Ascom/PGE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO APROESC