Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

Convicta de que as atuais regras de transição não podem ser alteradas pela Reforma da Previdência que deve ser votada nesta quarta-feira (4) na Assembleia Legislativa, a Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc) já estuda medidas judiciais cabíveis para preservar o direito dos seus associados. O entendimento dos Procuradores do Estado, externado pelo vice-presidente Daniel Cardoso em audiência pública realizada dia 19 de julho no Legislativo, é de que as normas vigentes devem ser integralmente preservadas e que qualquer alteração pode gerar questionamentos em torno da viabilidade jurídica dos projetos que mudam o sistema previdenciário catarinense.

“O servidor público vem respeitando os acordos celebrados no passado e agora espera que o Executivo também cumpra sua parte. Decisões foram tomadas e vidas foram planejadas. E é em respeito a esta justa expectativa gerada entre estes servidores que o Estado não pode mudar novamente as regras do jogo com uma outra regra de transição. Não se pode normalizar a deslealdade estatal”, disse Daniel Cardoso, que vem trabalhando conjuntamente com o presidente Juliano Dossena.

A iniciativa da Aproesc deve encontrar respaldo jurídico, como mostra recente decisão da 2ª Vara da Justiça Federal em Florianópolis: uma servidora pública federal catarinense obteve o direito de se aposentar de acordo com as regras anteriores às mudanças realizadas pelo Governo Federal no Regime de Previdência da União em 2019. Na sentença favorável à servidora, o juiz Leonardo Cacau dos Santos La Bradbury declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da EC 103/19 que revogaram as regras de transição das emendas anteriores. “Entendo que, agora, deve ser respeitada a previsibilidade e a estabilidade das regras previdenciárias, inerentes ao Estado de Direito e ao princípio da proteção da confiança e, por conseguinte, da justa expectativa dos servidores de poderem organizar a vida com base nelas”, escreveu o juiz em um dos trechos da sentença.

O magistrado também observa que o caso é exemplo de “uma sobreposição de regras de transição, que ocorre quando o legislador desrespeita, por completo, a regulamentação da matéria realizada previamente pelo próprio Poder Constituinte Derivado”. Em outro momento, o juiz alerta ainda para a falta de segurança jurídica que mudanças nas regras vêm provocando ao longo dos anos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA APROESC