Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

Troca de chefia na Corregedoria-Geral ocorreu nesta quarta-feira (5/5)

O Procurador do Estado Loreno Weissheimer é o novo corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC). Ele substitui o também procurador Gian Marco Nercolini, que estava no cargo desde maio de 2020 para completar o mandato da procuradora Rejane Maria Bertoli, que solicitou a aposentadoria. O novo corregedor ficará à frente da Corregedoria-Geral da PGE/SC pelos próximos dois anos.

O Ato 955/2021 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (4/5) e a transmissão do cargo ocorreu na quarta-feira. A cerimônia foi simples e, logo após as assinaturas, os procuradores falaram a respeito da mudança. O novo corregedor-geral agradeceu ao procurador-geral do Estado, Luiz Dagoberto Brião, e à governadora interina Daniela Reinehr pela nomeação, e destacou o espírito de pertencimento que sente em relação à PGE/SC. “Apesar de estarmos vivendo um período de inconsistências, a Procuradoria se manteve coesa, forte. À frente da Corregedoria vou trabalhar pela eficiência da casa, contribuindo com o bom trabalho prestado como representação e consultoria jurídica oficial do Estado”, afirmou.

O novo corregedor-geral recebeu os cumprimentos do ex-chefe da Corregedoria, procurador Gian Marco Nercolini, que classificou como “experiência gratificante” o exercício da função. O setor atuou em diversos projetos ao longo de 2020, principalmente nos que resultaram em ações para recepcionar os procuradores do Estado nomeados em julho. O ex-corregedor-geral destacou ainda a instrumentalização do curso de formação dos novos colegas e a instituição do estágio probatório como ações de destaque, além da reestruturação das rotinas de trabalho necessárias por conta da pandemia e da interlocução frequente com as Consultorias Jurídicas de secretarias, autarquias e fundações e participações no Colégio de Corregedores.

O procurador-geral do Estado agradeceu ao ex-corregedor-geral e desejou sucesso ao novo chefe do setor, enaltecendo a relação de longa data iniciada ainda na faculdade de Direito. “Nos conhecemos há mais de 40 anos, e sei que ele é um homem correto que vai cumprir a missão com eficiência, como feito pelo dr. Nercolini”, afirmou.

Corregedoria-Geral

A Corregedoria-Geral é formada por três colaboradores – além do corregedor-geral. Entre as competências estão a fiscalização da atuação dos setores e agentes da PGE/SC, promovendo correições, inspeções, sindicâncias e levantamentos estatísticos; o estabelecimento de parâmetros e metas de regularidade, qualidade, eficácia, produtividade e racionalidade dos serviços e da organização; a sugestão de medidas de aprimoramento; o acompanhamento do estágio probatório de procuradores do Estado; e, quando necessário, a proposição da instauração de processos administrativos disciplinares.

Quem é Loreno Weissheimer

Formado em Direito em 1990, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, Loreno Weissheimer nasceu em Cunha Porã, no Oeste catarinense, e ingressou nos quadros da PGE/SC em 1994. Iniciou as suas atividades na Procuradoria Regional de Chapecó e em 1998 foi transferido para Florianópolis.

Em 2003 foi coordenador da Procuradoria Fiscal e no mesmo ano assumiu a Procuradoria Especial de Brasília, onde ficou até 2008, quando voltou à Capital catarinense para ser chefe da Procuradoria do Contencioso, cargo que ocupou até ser convidado para a Consultoria Jurídica (Cojur). Antes de ser nomeado corregedor-geral, exercia o cargo de procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos.

*Informações da Assessoria de Comunicação da PGE/SC

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO APROESC