Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

Posse deve ocorrer depois do dia 27 de novembro, quando o atual titular se despede do cargo

Indicado em lista tríplice pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o Procurador do Estado Zany Estael Leite Júnior foi nomeado nesta quinta-feira (24/9) juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) para um mandato de dois anos. A vaga é de jurista e a indicação compete à advocacia – os advogados Willian Medeiros de Quadros e Rodrigo Birsighelli Salles também estavam na lista enviada à Presidência da República. A posse na Justiça Eleitoral ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer depois de 27 de novembro, quando o advogado Wilson Pereira Junior, que é o atual titular da cadeira, encerra seu mandato.

Diretor de Previdência e Convênios da Aproesc, Zany é Procurador do Estado de Santa Catarina desde 2012. Esta é a segunda vez que um integrante da Procuradoria Geral do Estado ocupa cargo na Justiça Eleitoral  – a primeira foi a Procuradora do Estado Bárbara Lebarbenchon Thomaselli, que em agosto de 2010 tomou posse como juíza substituta do TRE-SC e desempenhou suas funções durante seis anos. “É uma grande honra e também um desafio assumir a nobre função de julgador, especialmente no processo pós-eleitoral, quando ocorrem recursos e a diplomação dos eleitos”, disse o procurador.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24 de setembro. A escolha de um dos três indicados pela lista tríplice compete à Presidência da República.

Quem é Zany Estael Leite Júnior

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Zany Estael Leite Júnior é especialista em Direito Eleitoral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com dupla titulação pela Universidade de Alicante (Espanha). Com passagens pelas regionais da PGE/SC de Chapecó, Lages e Criciúma, atuou na Consultoria Jurídica da Secretaria de Estado da Administração e atualmente está na Secretaria de Estado da Educação.

Como representante da PGE/SC, integrou o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema/SC) e o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Desde 2019, preside a Comissão de Procuradores Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina (OAB/SC) e é membro titular da Comissão Examinadora do 42º concurso de ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, como representante da OAB/SC.

Assessoria de Comunicação Aproesc