Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promove, nesta quarta-feira (27), às 10h, no auditório do Tribunal Pleno, a assinatura do termo de adesão ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O evento contará com uma apresentação das atividades do instituto e palestra de Leia Wessling (coordenadora-geral do capítulo SC/IBGC), com o tema “Por um novo mindset de governança: cultura, liderança e sucessão”.

Segundo o IBGC, a governança corporativa pode ser vista como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Neste sentido, as boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

Derivado desse entendimento do IBGC, o Tribunal de Contas da União (TCU) contribui no delineamento sobre governança pública organizacional, ponderando que se trata da aplicação de práticas de liderança, de estratégia e de controle, que permitem aos mandatários de uma organização pública e às partes nela interessadas avaliar sua situação e demandas, direcionar sua atuação e monitorar seu funcionamento, de modo a aumentar as chances de entrega de bons resultados aos cidadãos, em termos de serviços e de políticas públicas.


Ao desenvolver e fomentar a governança organizacional no TJSC, objetiva-se a melhoria do desempenho da organização para a geração de valor, o que pode ser traduzido em incremento da entrega de resultados adequados ao cidadão catarinense, tanto em serviços como na prestação jurisdicional.

*Com informações de TJSC