Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

Em sessão do Grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, transmitida ao vivo pela internet nesta quarta-feira (22), o Estado de Santa Catarina obteve vitória, por 15 a 4 dos votos dos desembargadores do TJ e não precisará restituir quase R$ 45 milhões a duas empresas que ingressaram com ação declaratória de inexistência de débito fiscal cumulada com repetição do indébito.

A sustentação oral foi feita pelo Procurador do Estado Luiz Dagoberto Brião, que defendeu o direito do Estado de não precisar restituir o valor do tributo, denominado “remuneração”, que era incidente sobre as rendas auferidas na exploração da atividade de sorteios e loterias, com base na lei estadual n. 11.348, de 2000, cuja inconstitucionalidade foi declarada pelo Supremo Tribunal Federal.

“O direito à restituição só ocorre quando há valor devido, o que deixou de ser o caso quando a lei foi tornada inconstitucional. As taxas proporcionaram ganho e lucro às empresas e prejuízo ao Estado. Restituir seria o mesmo que obrigar as empresas a devolver o que seus clientes pagaram pelas apostas nos jogos”, argumentou o procurador.

Os procuradores Ana Carolina de Carvalho Neves, Angela Cristina Pelicioli, Bárbara Lebarbechon Moura Thomaselli, Carlos Alberto Prestes, Célia Iraci da Cunha, Eduardo Zanata Brandeburgo, Fernando Alves Filgueiras da Silva e Ricardo de Araújo Gama também atuaram na ação e assinaram a rescisória.

Para o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de SC (Aproesc) Juliano Dossena, a vitória corrobora com a importância da atuação dos procuradores na recuperação de valores ao Estado. “Especialmente em momentos de crise é preciso jogar luz sobre o trabalho que garante economias significativas de recursos que poderão ser utilizados em serviços essenciais aos cidadãos”, diz.