Central do associado

Central do associado Entrar
Esqueci minha senha

Solenidade poderá ser acompanhada pelo canal do TRE-SC no YouTube a partir das 15h

O Procurador do Estado Zany Leite Júnior, um dos diretores da Aproesc, assume na próxima terça-feira (2/2) o cargo de juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A posse para um mandato de dois anos ocorre após a indicação em lista tríplice pelo Tribunal de Justiça (TJSC) e nomeação realizada pela Presidência da República. Em razão da pandemia da COVID-19 e em respeito às normas sanitárias, a solenidade será restrita a autoridades do tribunal, mas poderá ser acompanhada pelo YouTube (clique aqui). A programação inicia às 15h.

A vaga ocupada pelo Procurador do Estado é de jurista e a indicação compete à advocacia – os advogados Willian Medeiros de Quadros e Rodrigo Birsighelli Salles também estavam na lista enviada à Presidência da República. Zany Leite Júnior ocupará a vaga do advogado Wilson Pereira Junior, que encerrou seu mandato em 27 de novembro de 2020. “É uma grande honra e também um desafio assumir a nobre função de julgador”, disse.

Diretor de Previdência e Convênios da Aproesc, Zany é Procurador do Estado de Santa Catarina desde 2012. Esta é a segunda vez que um integrante da Procuradoria Geral do Estado ocupa cargo na Justiça Eleitoral  – a primeira foi a Procuradora do Estado Bárbara Lebarbenchon Thomaselli, que em agosto de 2010 tomou posse como juíza substituta do TRE-SC e desempenhou suas funções durante seis anos. “A nomeação de Procuradores do Estado para outras funções é o reconhecimento ao trabalho de excelência e ao preparo técnico e jurídico de toda a categoria”, ressalta o presidente da Aproesc, Procurador do Estado Juliano Dossena.

Quem é Zany Leite Júnior

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Zany Leite Júnior é especialista em Direito Eleitoral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com dupla titulação pela Universidade de Alicante (Espanha). Com passagens pelas regionais da PGE/SC de Chapecó, Lages e Criciúma, atuou na Consultoria Jurídica da Secretaria de Estado da Administração e atualmente está na Secretaria de Estado da Educação.

Como representante da PGE/SC, integrou o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema/SC) e o Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). Desde 2019, preside a Comissão de Procuradores Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina (OAB/SC) e é membro titular da Comissão Examinadora do 42º concurso de ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, como representante da OAB/SC.

Assessoria de Comunicação Aproesc